Saude

10 benefícios surpreendentes do exercício

10 benefícios surpreendentes do exercício

Exercício aumenta a saúde física, mental e emocional.

Se você quer perder peso e mantê-lo, você sabe que o exercício deve ser uma parte essencial da sua rotina. Mas os benefícios da atividade física vão muito além da aptidão física.

Cada vez mais, mais pesquisas estão mostrando que se exercitar regularmente pode impulsionar outros aspectos de sua saúde, incluindo funções cognitivas e bem-estar emocional.

Uma rotina regular de condicionamento físico demonstrou ter uma ampla gama de efeitos positivos sobre a saúde, como:

– Menor risco de câncer e derrame

– Melhor saúde cardiovascular

– Músculos mais fortes

– Redução da perda de densidade óssea associada à idade.

 

Exercício também tem sido associado a melhor saúde cerebral e bem-estar emocional.

Um estudo publicado na revista Circulation descobriu que o exercício, mesmo sem perda de peso, pode ajudá-lo a viver mais tempo.

Christopher Berger, PhD, CSCS, fisiologista do exercício e professor assistente clínico na Universidade Estadual do Arizona em Pheonix, resume: “Tudo melhora com o exercício”.

Talvez uma das melhores novas descobertas sobre o exercício, especialmente para você, assim como para muitas pessoas que se esforçam para encontrar tempo e encaixar em um dia atarefado é que:

– Todos esses benefícios da atividade física podem ser obtidos mesmo se você apenas realizar alguns minutos de exercício por dia.

Enquanto os médicos costumavam pensar que precisávamos nos envolver em 30 a 60 minutos de exercício por dia, novas pesquisas estão descobrindo que podemos ver benefícios com explosões mais curtas de atividade física.

Apenas 15 minutos por dia de atividade de alta intensidade que deixa você sem fôlego, como nadar, pode dar um pontapé para iniciar sua taxa metabólica e reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular.

Um estudo amplamente citado e publicado em fevereiro de 2013 no American Journal of Health Promotion, pesquisadores da Oregon State University analisaram mais de 6.000 adultos americanos.

Descobriram que mesmo pequenas quantidades de atividade física podem ser tão benéficos quanto sessões de treino mais longos na academia, como por exemplo:

– Andar ao mesmo tempo falando ao telefone

– Fazer alguns polichinelos de salto durante os comerciais enquanto assistem TV (contanto que esses curtos períodos de exercício somem até 30 minutos por dia).

 

E você não precisa suar baldes para ver os benefícios do exercício também.

De acordo com as diretrizes de atividade física dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC):

– 150 minutos de exercício de intensidade moderada com dois dias de treinamento de força por semana produzem os mesmos benefícios de 75 minutos de exercício de alta intensidade com dois dias de treinamento de força a cada semana.

– Assim como uma combinação de exercícios de intensidade moderada e alta, além de dois exercícios de treinamento de força.

 

Exercício impulsiona o poder cerebral

A pesquisa está descobrindo que, à medida que envelhecemos, o exercício pode ajudar a manter nossos cérebros saudáveis.

Três estudos apresentados na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer de 2015  mostraram que:

– O exercício regular pode desempenhar um papel importante na proteção do cérebro contra a doença de Alzheimer e outras formas de demência.

– Também pode ajudar a melhorar a função cerebral e sintomas como depressão ou ansiedade.

 

E uma pesquisa publicada em novembro de 2017 na revista  NeuroImage mostrou que o exercício aeróbico pode ser útil para melhorar a função da memória e manter a saúde cerebral à medida que envelhecemos.

O estudo, conduzido por pesquisadores do Instituto Nacional de Medicina Complementar da Austrália, examinou imagens cerebrais de 737 pessoas com idades entre 26 e 76 anos.

O grupo incluiu uma mistura de adultos saudáveis, pessoas com Alzheimer e outras deficiências cognitivas e também pessoas com um diagnóstico clínico de doença mental, incluindo depressão e esquizofrenia.

 

Os pesquisadores descobriram que há exercícios que diminuíram a deterioração do tamanho do cérebro e retardaram o efeito da idade sobre a saúde do cérebro, como:

– Andar de bicicleta estacionária

– Correr em uma esteira

– Andar.

 

A ciência também está mostrando que mesmo curtos períodos de exercício podem ter um impacto significativo no funcionamento do cérebro a curto prazo.

Um estudo publicado em janeiro de 2018 na revista  Neuropsychologia  descobriu que quando os participantes pedalavam por 10 minutos (moderada ou vigorosamente) em uma bicicleta estacionária:

– Seus tempos de reação medidos para uma tarefa cognitivamente exigente foram significativamente mais precisos e mais rápidos do que quando eles realizaram a tarefa depois de não fazer qualquer atividade física, o que significa que sua atenção foi mais nítida.

Então, da próxima vez que você estiver prestes a fazer algo que exija algum foco, como fazer um teste ou fazer uma apresentação, você pode querer fazer alguns saltos para fazer seu sangue fluir primeiro.

 

Exercício ajuda a prevenir osteoporose

Exercício de vários tipos pode ajudar a prevenir a osteoporose, enfraquecimento dos ossos, risco de fratura e quedas que estão associados com fraturas do quadril, coluna e punho.

Tipos de exercícios que ajudam a incluir exercícios aeróbicos, treinamento de resistência e até mesmo exercícios que aumentam o equilíbrio e a agilidade.

O tai chi também pode ser benéfico quando se trata de melhorar o equilíbrio e a força muscular.

Em crianças e adolescentes, o exercício regular pode ajudar a construir ossos fortes.

Em adultos, o exercício pode ajudar a retardar a perda de densidade óssea que ocorre com a idade e pode ajudar a melhorar o equilíbrio e a coordenação, o que pode ajudar a prevenir quedas.

 

Exercício ajuda nossos músculos a envelhecer melhor

À medida que as pessoas entram em seus quarenta e cinquenta anos, a massa muscular começa a diminuir devido ao envelhecimento e, em alguns casos, à diminuição dos níveis de atividade.

A atrofia muscular também pode ocorrer devido a condições de saúde, como dor nas articulações.

À medida que envelhecemos, é importante aumentar ou manter a massa muscular através do treinamento de força, não só porque ajuda a queimar calorias, mas também porque a massa muscular é essencial para a força e o equilíbrio.

 

Mais exercício significa melhor sexo

O exercício regular também pode impulsionar sua vida sexual.

Quando uma pessoa é despertada, o fluxo sanguíneo corre para os órgãos genitais. Quanto melhor a circulação, menor a probabilidade de sofrer de disfunção sexual.

Trabalhar fora também pode melhorar o humor e aumentar a confiança e auto-estima, que melhoram o sexo para você e seu parceiro.

 

O exercício estimula o sistema endócrino e pode melhorar a função reprodutiva.

O sistema endócrino é composto de glândulas que secretam hormônios no corpo.

Esse sistema desempenha um papel fundamental na regulação do:

– Metabolismo

– Humor

– Função tecidual

– Função sexual.

Resumindo: Há muitas maneiras que sua vida sexual pode obter um impulso ao realizar exercícios.

 

Exercício nos ajuda a dormir como bebês

O exercício tem sido ligado a um sono melhor, de acordo com um artigo de revisão publicado em dezembro de 2014 no  American Journal of Lifestyle Medicine.

Outra pesquisa sugere que o exercício pode melhorar o sono e o humor em pessoas com insônia, de acordo com um  estudo publicado em outubro de 2015 no Journal of Sleep Research.

Por outro lado, o sono de má qualidade tem sido associado a uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e depressão.

Dado o fato de que dormir adequadamente é crucial para uma boa saúde, o exercício é uma solução de baixo custo e fácil acesso que oferece muitos outros benefícios à saúde, sem risco ou efeitos colaterais.

 

Exercício regular contribui para uma melhor digestão

Embora a constipação possa ter uma variedade de causas, a falta de exercício pode ser um importante fator contribuinte, e o exercício pode ajudar.

Também aumenta muitos fatores que são indiretamente benéficos, como aumento da hidratação e melhor ingestão alimentar.

 

Exercício nos ajuda a controlar o estresse, reduzindo o risco de depressão e ansiedade

O estresse pode ser causado por níveis elevados dos hormônios cortisol, adrenalina e norepinefrina.

O exercício reduz esses hormônios e aumenta a serotonina, também conhecida como o hormônio da felicidade, que ajuda a reduzir o estresse.

O exercício pode ajudar a manter a depressão e a ansiedade à distância.

Além disso, lidar com distúrbios de humor que são frequentemente associados ao estresse pode ser um pouco mais fácil quando você está em boa forma física.

Um estudo publicado em outubro de 2017 no American Journal of Psychiatry sugeriu que apenas uma hora de exercício de qualquer intensidade a cada semana pode ajudar a prevenir a depressão.

O estudo monitorou os níveis de exercício e sintomas de depressão e ansiedade em 33.908 adultos com mais de 11 anos.

Descobriu que mesmo pequenas quantidades de atividade física tem um efeito protetor contra a depressão, independentemente da idade ou sexo da pessoa.

 

Exercício reduz o risco de câncer

A inatividade está associada ao aumento do risco de um número de cânceres, incluindo câncer de cólon e mama.

Os exercícios têm sido relacionados à diminuição do risco de desenvolver câncer, morte por câncer e recorrência de certos tipos de câncer.

Os mecanismos sugeridos incluem efeitos benéficos do exercício nos sistemas imunológico e de vigilância que detectam e matam as células cancerosas:

– Melhorando o perfil hormonal

– Ajudando na manutenção do peso

– Outros efeitos metabólicos benéficos.

 

Exercício diminui risco de AVC

Há uma abundância de evidências que mostram que o exercício regular ajuda:

– Controle do peso corporal

– Pode reduzir a pressão arterial

– Reduzir o colesterol ruim

– Aumentar o colesterol bom

– Aumentar a sensibilidade à insulina

– Aumentar a probabilidade de continuar se exercitando.

Todos indicadores de melhor saúde cardíaca.

 

E, dado que dois dos maiores fatores de risco para acidentes vasculares cerebrais são  pressão alta e doenças cardíacas, não deve ser surpresa que o exercício regular ajude a reduzir o risco de derrame.

Algumas pesquisas sugerem que exercícios regulares podem reduzir o risco de derrame em mais de 25%.

 

A nossa pele fica melhor quando nos exercitamos

O exercício acelera o fluxo sanguíneo, o que contribui para uma melhor pele, oxigênio e nutrientes são transportados para as células por todo o corpo e os produtos descartados são removidos.

É como limpar a pele por dentro.

A inflamação da pele pode ocorrer quando você está sob estresse, então aliviar o estresse através do exercício pode ajudar a limpar manchas da pele também.

Isso é facilmente visto quando se compara a pele brilhante de um atleta condicionado com a pele de uma pessoa estressada e deprimida.

O exercício aumenta o fluxo sanguíneo e é benéfico para todos os sistemas do corpo.

 

Seja saúde cardiovascular, função cognitiva ou humor, os benefícios do exercício são numerosos e variados.

Então se levante e mova-se, sua mente, corpo e espírito colherão as recompensas a curto prazo e nos próximos anos.

No Comments

Leave a Reply